There is nothing to show here!
Slider with alias missaosaofrancisco not found.

EVENTO

FICOU INTERESSADO NA MISSÃO DO SÃO FRANCISCO?

Médicos e estudantes que participaram do evento I WILL GO terão preferência na participação da próxima Missão do São Francisco!
Clique AQUI para deixar o seu contato (nome, e-mail e celular) e receber novidades sobre as próximas missões!

[us_btn text=»FAZER INSCRIÇÃO» link=»url:https%3A%2F%2Fforms.gle%2FZBcFZ1cJSrRoNw3t7||target:%20_blank|» align=»center»]

MISSÃO

A MISSÃO DO SÃO FRANCISCO, além de ser a grande MISSÃO dentro do nosso território da ULB União Leste Brasileira, tem muitas vantagens:

  1. Mais próxima do centro do País, permitindo maior acesso dos jovens médicos, dentistas, nutricionistas e acadêmicos destas e das outras áreas de saúde, às experiências de ação solidária e desenvolvimento do amor ao próximo.
  2. Modernamente, em tempos de UBER, desaparece a necessidade de construir ou comprar uma LANCHA, custos de manutenção, obreiro para cuidar dela, etc. Pode-se alugar uma LANCHA para o tempo estrito da MISSÃO.
  3. Esta estratégia foi levada a efeito em outubro de 2021, no projeto piloto, que consta no vídeo, com pleno êxito.
  4. A lancha, alugada, funcionará como instalação hoteleira para a equipe, que não teria o incômodo de ficar mudando de cidade para cidade, com custos enormes de hospedagem, em instalações nem sempre razoáveis, e salas de atendimento, para as localidades mais carentes.
  5. O principal trabalho da equipe de saúde será, agora e sempre, o da semeadura de uma medicina do estilo de vida, com ênfase nos nossos oito remédios naturais.
  6. Os povoados do Rio São Francisco têm cidades próximas com Igreja Adventista que pode dar sequência ao trabalho. Os irmãos das igrejas próximas podem dar todo o apoio ao atendimento da equipe, com alimentação, toldos, veículos e o que mais se fizer necessário.
  7. Terminado o trabalho, temos um grupo de profissionais motivados para a MISSÃO pessoal, reafirmado na fé, consolidados no SERVIR!

Os acadêmicos adventistas em medicina, odontologia e outras áreas da saúde precisam conhecer, viver e ensinar os princípios de nossa mensagem de saúde, para dar condições às populações carentes para prevenir doenças em lugar de tê-las e ficar esperando medicamentos escassos no serviço público!

Precisam ter forte sentimento de missão e salvação das almas por quem Cristo morreu!

Precisam desenvolver um espírito de renúncia, mansidão e solidariedade!

Tudo isto pode ser alcançado aqui, bem mais perto, na MISSÃO DO RIO SÃO FRANCISCO!

PROJETO PILOTO

Foi realizado em outubro de 2021, partindo de Juazeiro, sede da ABN – Associação Bahia Norte, um Projeto Piloto desta MISSÂO.  A lancha foi alugada pela ABN para um dia.

A equipe foi formada por 01 médico, 01 dentista, 01 assistente social, 01 fisioterapeuta, 01 acadêmico de medicina, 01 assistente da ADRA, 01 pastor.

Foi feito atendimento no povoado de Sangradouro, duas horas rio acima a partir de Juazeiro. Da cidade próxima Sobradinho, vieram auxiliares de enfermagem, de cozinha e toda a alimentação.

O efeito foi relevante, para dizer o mínimo, e relacionamentos com a população local foram estabelecidos para a continuidade do atendimento e o projeto evangelístico.  O vídeo, realizado na ocasião, oferece uma boa ideia do êxito.

OPERAÇÃO PLANEJADA

Lancha com capacidade para 18 pessoas: 03 tripulantes e 15 participantes da equipe de saúde. Esta equipe é considerada mínima. Poderão, dependendo da lancha contratada, ser incluídos mais participantes.

Equipe: 03 médicos / 01 dentista / 01 nutricionista/

10 acadêmicos das áreas de saúde (05 de medicina)

Duração: 05 ou 06 dias. Começando a viagem domingo e voltando (rápido por terra) para estar no sábado nas igrejas da sede do campo (Juazeiro / Vitória da Conquista) para o relato das aventuras e bençãos da MISSÃO.

Custos: Lancha alugada pelo Campo local, com recursos próprios, da União e da ADRA.

Alimentação: Responsabilidade das Igrejas da sede do Campo e das cidades principais do percurso, que assim participarão ativamente da MISSÃO.

Viagem: Os participantes custearão as viagens de ida e volta de sua residência ou origem até o local de partida e chegada da MISSÃO.

A HISTÓRIA DA MISSÃO DO SÃO FRANCISCO

Desde a infância, nos lares adventistas, temos ouvido falar das lanchas missionárias LUZEIRO no Rio Amazonas.  Um trabalho maravilhoso iniciado pelos missionários Léo e Jesse Halliwel em 1931, completados 90 anos. Dois programas da TV NOVO TEMPO, MISSÃO 360 e REPORTER NT fizeram levantamento e reportagens primorosas desse trabalho incomparável!

O que bem poucos sabem é que o Rio São Francisco também teve um ministério de lanchas chamadas LUMINAR!  Em 1948 foi construída a LUMINAR I que navegou por muitos anos com nossos heróis missionários, médicos, dentistas, enfermeiros e pastores, que foi sucedida pela LUMINAR II e na sequência até a LUMINAR V.  Esse trabalho foi essencial para a pregação do evangelho na região norte da Bahia e durou até a década de 1980, quando o desenvolvimento das rodovias e acessos das cidades próximas pelos ribeirinhos, e as dificuldades de manutenção das lanchas, construção de novas, custos dos obreiros e outros ônus aposentaram as lanchas LUMINAR.

Embora as populações ribeirinhas do Rio São Francisco tenham, em teoria, acesso ao SUS, através das Unidades de Saúde na Família dos municípios próximos, eles dependem de medicamentos, nem sempre existentes nas unidades, porque esta é a forma de tratar da grande medicina hoje. Não há o incremento de uma medicina preventiva, educação em hábitos construtores de saúde para o fortalecimento do sistema imunológico, desenvolvimento de famílias saudáveis menos dependentes de medicamentos.

O Rio São Francisco, com seus 2.830 km, é chamado de Rio da Integração Nacional porque nasce na Serra da Canastra em Minas Gerais, passa por cidades mineiras importantes como Januária e Pirapora, adentra a Bahia, estado que tem a maior extensão do Velho Chico, como é chamado pelos baianos, passando por Xique-Xique, Bom Jesus da Lapa, Juazeiro e passa por Petrolina, PE, em frente, seguindo  para a grande Usina Hidroelétrica de Paulo Afonso, ainda na Bahia, entrando em Pernambuco e depois descendo para Penedo, em Alagoas, estado onde define a fronteira com Sergipe e desemboca no Oceano Atlântico.  É navegável de Pirapora (MG) até Juazeiro (BA) 1.300 km e passa por 531 municípios.